Você sabe o que é Auriculoterapia?
Você sabe o que é Auriculoterapia?
Compartilhe:

Você sabe o que é Auriculoterapia? Não, confira.

Auriculoterapia:

Você sabe o que é Auriculoterapia? Não, confira.

O que é?

A auriculoterapia é uma terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas, sendo por isso muito semelhante à acupuntura.

Segundo a auriculoterapia, o corpo humano pode ser representado na orelha, no formato de um feto, e, por isso, cada ponto se refere a um órgão específico. Assim, quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão.

História:

A auriculoterapia desenvolveu-se a partir de achados arqueológicos realizados na província de Hu Nan, em 1973. Os artefatos constam do período de Han, que ocorreu em 206 aC a 220 dC, uma época de incentivo a educação, filosofia e artes. O papel de arroz havia acabado de ser inventado, e sendo este usado como fonte de troca de mercadoria entre os continentes vizinhos, fez com que a China se tornasse um país próspero.

Diante de tanta evolução, é natural que muito sobre sua cultura tenha sido escrito naquela época. O livro intitulado “Os onze canais dos braços e das pernas na moxabustão e os onze canais Yin e Yang na moxabustão”, trazia informações a respeito da ligação entre os olhos, os membros, a face e a garganta, com os vasos e os canais da orelha.

Esse livro deu início às pesquisas, mas não teria sido este a primeira fonte de informações sobre o método. Outras informações do tipo, também foram citadas durante a dinastia de Tang, Ming e também através de Hipócrates, por Platão.

Hipócrates é muitas vezes tido como o pai da medicina. Em seu livro “Geração”, ele conta como curou um caso de impotência a partir de uma sangria na orelha de seu paciente.

Segundo Platão, Hipócrates teria nascido em 460 aC. Outros relatos foram surgindo a partir de então, um médico português, Zacutus Lusitanus, relatou no ano de 1637, que vinha realizando tratamentos de sucesso sobre a nevralgia ciática a partir de uma cauterização em um ponto específico da orelha.

Na década de 50, essa informação chegou ao conhecimento de um médico francês. O Dr. Paul Nogier ouviu relatos de um paciente que havia se tratado na Europa e iniciou uma pesquisa sobre o assunto. Ele decifrou os pontos meridianos situados na região da orelha e desenvolveu uma técnica conhecida como: “auriculoterapia francesa”.

Enquanto os chineses aprimoravam a acupuntura com as novas descobertas e os estudos do Dr. Paul Nogier, o mesmo experimentava tratar seus pacientes através da reflexoterapia. A reflexoterapia utiliza ferramentas do tipo laser e elétrica para proporcionar estímulos na orelha.

Como é feita?

Antes de se iniciar o tratamento com auriculoterapia é muito importante fazer uma consulta com um terapeuta especializado para identificar os principais sintomas e tentar entender quais os órgãos afetados.

Depois disso, o terapeuta selecionar os pontos mais adequados e faz pressão sobre o ponto. A pressão pode ser feita utilizando-se:

Agulhas filiformes: são aplicadas sobre os pontos durante 10 a 30 minutos;

Agulhas intradérmicas: são colocadas debaixo da pele por cerca de 7 dias;

Esferas magnéticas: são coladas na pele por aproximadamente 5 dias;

Sementes de mostarda: podem ser aquecidas ou não, e são coladas na pele durante 5 dias.

A estimulação dos pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, obesidade ou contraturas, por exemplo.

Além disso, a auriculoterapia ajuda a diagnosticar e a prevenir algumas doenças através da observação dos pontos específicos da orelha que se encontram alterados.

Deixe seu Comentário

Treine Sua Mente

Como Treinar sua Mente e suas Emoções

Treinamento para você adquirir Confiança, Controlar a Ansiedade, o Estresse e as Emoções. SAIBA MAIS

Reservado para Sua Empresa

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: