10 dicas para literalmente não perder a cabeça no trabalho. Controle suas emoções!
Você consegue controlar suas emoções facilmente? Ou você é daquele tipo de pessoa que perde o controle de suas emoções, toda vez que alguém ou alguma situação te deixa extremamente furioso?
Se você respondeu “sim” a pergunta acima, então você deve continuar lendo este artigo, pois ele lhe fornecerá os passos necessários para você controlar suas emoções facilmente.
Se para você é normal ter as emoções a flor da pele ou se sentir ameaçado, nervoso ou estressado no trabalho, saiba que é preciso aprender lidar com suas emoções, afinal nenhum profissional quer ser traído por seus sentimentos e dizer algo errado em uma reunião.
Pablo Aversa, diretor executivo da Room 4D, afirma em seu artigo “Lidando com as ameaças: 10 dicas para não perder a cabeça”, que existe momentos de natureza puramente emocional, como ser criticado no trabalho, que podem causar um terremoto de emoções. “Acredite ou não, as emoções podem paralisá-lo e deixá-lo sem palavras, impedindo que você lute (argumente ou responda) ou corra (encerre calmamente a interação e parta)”.
Por isso, manter a calma em ambientes sob pressão e ter tal habilidade de controlar as emoções se torna um fator de grande importância no meio corporativo. Para isso, Pablo nos dá dez dicas para literalmente não perder a cabeça no trabalho:
- Identificar os “pontos de ignição”: Saber quais foram as últimas vezes que fizeram você perder a compostura auxilia na hora de fazer um auto-exame para identificar as raízes dos problemas de cada ponto.
- Contar até 10: Pode parecer uma dica sem fundamento, porém contando até dez, seu raciocínio e julgamento estarão em melhor forma após uma reação que não foi positiva.
- Controlar os impulsos: Perder a cabeça é reflexo de um típico momento de falar ou fazer a primeira coisa que vem à cabeça. Não é fácil avaliar os pensamentos em um momento como esse, então procure levar em consideração um segundo ou até um terceiro pensamento como alternativa.
- Não levar para o lado pessoal: A imagem no mundo corporativo é mais importante do que um breve momento de punição, sarcasmo ou vingança. Em um momento sob ataque, faça com que os outros se coloquem no seu lugar e vice versa. Isso ajudará em uma reação mais favorável ao problema.
- Críticas podem ser construtivas: Não existe um profissional perfeito. Saber ouvir críticas e informações que não são positivas é uma habilidade que pode ser internalizada. Tente observar e a diferenciar tais críticas.
- Aprender a ceder: Nem sempre as coisas saem conforme o planejado. Lide com as expectativas e tenha em mente que o inesperado pode acontecer poderá se refletir de forma assertiva no trabalho.
- Ser objetivo: Quando você rebater um ataque, concentre-se nos fatos e no impacto que eles tem sobre você. Então, afirme o significado para você e pergunte aos outros quais eram as intenções deles.
- Não colocar “a carroça na frente dos bois”: Ter pressa para definir um problema, faz com que você não o veja com clareza. Procure alinhar suas próprias dúvidas e soluções com os demais, assim as decisões serão mais sólidas.
- Fazer uma atividade física: Encontrar uma válvula de escape para liberar o estresse do dia-a-dia hoje é essencial. O corpo guarda reservas de energia e é preciso um momento só seu. Tente liberar as frustrações fora do trabalho.
- Monitorar o seu indicador interno de pressão: O seu pavio pode ser exageradamente longo. Você espera demais, a pressão vai crescendo, não desabafa e acaba explodindo. Tente sempre concentrar-se no presente.