Blog Itupeva

Criança Precisa de Psicoterapia?

Como psicoterapeuta, percebo que é cada vez maior o número de pais que solicitam atendimento psicológico a seus filhos, inclusive para os muito pequenos (com idade entre 3 e 4 anos). Tais solicitações, invariavelmente, me fazem questionar e avaliar a real necessidade e demanda daquele que me procura. Será que estas crianças realmente precisam de psicoterapia? O que leva esses pais a me procurarem? 

Síndrome de Asperger

Pessoas com a síndrome de Asperger tipicamente têm QIs altos e podem ter bastante sucesso na vida, mas sentem dificuldades com situações sociais e têm habilidades de comunicação não verbal limitadas. Os sintomas de Asperger são compartilhados por pessoas com uma variedade de outros transtornos, então pode ser difícil diagnosticá-las.

Stress Infantil e Suas Implicações Para a Vida Adulta

Inevitavelmente, toda criança enfrentará inúmeras situações de stress ainda nos primeiros anos de vida, tais como hospitalizações, acidentes, doenças, nascimento de irmãos, mudança de casa, de escola e de empregada, além das tensões geradas pela necessidade sempre maior de se autocontrolar.

Como Lidar Com As Fases do Luto

O luto tem uma fase aguda que envolve respostas à separação e ao estresse. É caracterizada por saudades, sentimentos de perda, tristeza, pensamentos e imagens da pessoa falecida. Ouvir a voz, ver e sentir sua presença podem representar formas de alucinações benignas, sem significado psicopatológico.

Filhos Opositores

Ao chegar à adolescência o jovem começa a questionar valores e até mesmo as ordens e obrigações que lhe são impostas. Os pais que estavam acostumados com aquela criança que obedecia com facilidade, que talvez fizesse alguns protestos, batia o pé, mas por fim obedecia