Blog Itupeva

Crenças diárias que trazem a infelicidade

Todos nós possuímos aquele amigo que sempre está feliz, de bom humor e animado, e muitas das vezes (principalmente de manhã) sentimos raiva dele, mas você já se perguntou o que esse amigo faz para ser assim? Confira:

Você consegue, se acreditar que é capaz

O primeiro passo para alcançar um objetivo é acreditar que você é capaz disso! Autoconfiança sempre será a peça chave. Confira:

Acredite no amor

Um coração feliz é o resultado inevitável de um coração ardente de amor.

Madre Teresa de Calcutá

O que é a terapia do riso?

Um sorriso vale mais que mil palavras... Mas uma única palavra pode acabar com mil sorrisos. 

Conheça a Terapia do Riso:

A escolha de ter paz no coração e não borboletas no estômago

A melhor sensação que podemos sentir em um relacionamento, é a paz no coração, não as borboletas no estomago ou o sorriso bobo, mas sim, o bem-estar! Confira:

7 sintomas de depressão

Cerca de 17 milhões de pessoas no Brasil sofrem com depressão, cuja origem habita em alterações nos neurotransmissores do cérebro (como a serotonina, a noradrenalina e a dopamina), mas também em diferentes situações. Saiba mais e conheça 7 sintomas, que podem indicar sinais depressão: 

Cerca de 17 milhões de pessoas no Brasil sofrem com depressão, cuja origem habita em alterações nos neurotransmissores do cérebro (como a serotonina, a noradrenalina e a dopamina), mas também em diferentes situações, tais como:

Frustrações (dependência financeira, desemprego desilusões, etc.);

Fatores genéticos;

Traumas (como acidentes ou o falecimento de um amigo ou familiar);

Abuso de substâncias (bebidas alcoólicas, remédios e drogas ilícitas);

Efeito colateral de medicamentos.

O que é Depressão?

A depressão (CID 10 - F33) é um distúrbio que gera uma tristeza profunda, perda de interesse generalizado, falta de ânimo, de apetite, ausência de prazer e oscilações de humor que podem acabar em pensamentos suicidas.

Por isso, a depressão precisa de um acompanhamento médico, tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.

7 sintomas da depressão

Sensação contínua de tristeza

O que difere a tristeza habitual da depressão, segundo especialistas, são a frequência e a intensidade do sentimento: caso ela persista por mais de 15 dias, sem intervalos, é possível que a melancolia tenha um diagnóstico.

No entanto, é necessário investigar a origem desse desamparo. Primeiramente, um diálogo aberto com pessoas de confiança pode facilitar a busca por uma explicação, mas o diagnóstico e ajuda psicológica são mais que fundamentais nesse processo.

A mudança de humor, não só a tristeza, mas também aquela irritabilidade constante, onde tudo se torna motivo de aborrecimento e de reações às vezes agressivas pode ser um sinal que merece atenção.

Redução da capacidade de experimentar o prazer

Aos poucos vai sumindo o interesse pelas atividades, inclusive por coisas que a pessoa gostava. Tudo vai se tornando sem gosto, sem prazer, chegando a perda do interesse por qualquer atividade prazerosa, inclusive a atividade sexual.

Isolamento social

Uma luzinha vermelha se acende quando aos poucos você percebe que não tem vontade de participar das reuniões de família, das atividades sociais, do convívio familiar até com as pessoas mais próximas criando uma vida solitária, com contatos sociais cada vez mais restritos.

E uma vida solitária vai se instalando, podendo chegar ao ponto de não sair mais de casa.

Perda de apetite

Comer não é apenas uma forma de repor as energias perdidas ao longo do dia.

Quem começa a entrar em um quadro depressivo, entretanto, deixa de sentir esse prazer, o que afeta diretamente seu apetite. De acordo com o especialista, são raros os casos em que o paciente passa a sentir mais fome já que a comida não ameniza sua insatisfação.

Sentimentos de culpa e perda da autoestima

Outro sinal de alerta da depressão é aquela vozinha negativa sobre você mesmo, de se sentir menos importante, de se sentir incapaz e inútil.

Aquela sensação de que a “vida está sem sentido”, de que ninguém se importa com você ou de se sentir um “peso na vida dos outros” e de que tudo que “dá errado é por sua culpa”.

Cansaço constante e indisposição frequente

É difícil lidarmos com a própria motivação se a rotina em si é baseada em eventos estressantes, mas a depressão torna até mesmo atividades prazerosas em algo banal.

Com isso, as atividades são substituídas por períodos de inatividade e o isolamento se torna a melhor companhia. Caso não haja uma explicação para essa transformação no comportamento, convém buscar orientação psicológica para compreender a mudança.

Insônia

Além de favorecer a depressão por privar o corpo do tempo de descanso necessário para a realização de diversos processos fisiológicos, a insônia por si só está ligada a problemas orgânicos ou psíquicos.

Leia também:   

Saúde mental, como encontrar o equilíbrio?   

O que é o Coaching e quais os benefícios que ele pode proporcionar?   

Coach Gislaine Bispo realiza palestra sobre bullying em escola Municipal de Itupeva 

Como é feito o diagnóstico

Existem dezenas de sintomas que ajudam a reconhecer a doença, mas, em geral, especialistas apontam que o quadro depressivo é melhor identificado quando há a presença de pelo menos 5 deles — sendo que nem sempre todos os sinais se revelam.

Por exemplo: nem todos sofrerão de azia, como um sintoma relacionado à depressão.

É por isso que o autoconhecimento é crucial para saber se estamos entrando em depressão. Identificar a súbita mudança comportamental é significativo para buscar ajuda. Nesse processo, o auxílio de um psicólogo é muito importante para a descoberta e a prescrição de um tratamento adequado.          

Depressão pode acontecer com qualquer pessoa

Embora exista fatores de risco determinantes, a depressão pode acometer qualquer pessoa em qualquer idade, e por isso você não deve ter nenhum receio para se sentir culpado e não buscar ajuda caso perceba esses sintomas.

Prevenir é cuidar da saúde mental

Importante saber que a depressão é uma doença que tem cura como qualquer doença, a prevenção ainda é o melhor remédio.

Quando diagnosticada e acompanhada de forma correta evita-se inúmeros prejuízos decorrentes da condição incapacitante que o transtorno depressivo pode trazer a própria pessoa e ao seu convívio social.

O cuidado com a saúde mental é fundamental nesse processo de prevenção da depressão. Procurar ajuda profissional é sempre a melhor saída!

 

10 coisas sobre relacionamentos que você deveria saber

Relacionamentos amorosos são repletos de surpresas, novas experiencias e aprendizados, mas também são feitos de mistérios que ainda não desvendemos, veja aqui 10 dicas que podem te ajudar nesse processo! Confira:

Nunca permita que nada nem ninguém diminua seu amor próprio

Durante minha vida eu aprendi muitas coisas valiosas, uma delas foi que mulher nenhuma deve se diminuir por um amor, deixar de se amar para ficar com alguém nunca será uma opção! Confira:

Zona de conforto em um relacionamento

Todo começo de relacionamento é baseado em esforço para apresentar a melhor versão de ambos os envolvidos, mas quando devemos saber a hora de sermos nós mesmos? Confira:

A arte em nosso cérebro

Todos nós podemos sentir a arte e seu profundo impacto, sabemos oque ela causa em nosso coração, mas como ela funciona em nosso cérebro? Confira: