A origem da festa Junina
A origem da festa Junina
Compartilhe:

No Brasil as Festas Juninas começam oficialmente no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João, os três santos populares lembrados no mês de junho.

No Brasil as Festas Juninas começam oficialmente no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João, os três santos populares lembrados no mês de junho.

A origem das comemorações nessa época do ano é anterior à era cristã. No hemisfério norte, várias celebrações pagãs aconteciam durante o solstício de verão. Essa importante data astronômica marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, o que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho no hemisfério norte. Diversos povos da Antiguidade, como os celtas e os egípcios, aproveitavam a ocasião para organizar rituais em que pediam fartura nas colheitas.

Ainda há versões de que as festas juninas surgiram na Antiga Europa, há centenas de anos. As festas aconteciam durante o solstício de verão para comemorar o início da colheita — por isso tanta comida e bebida — e eram organizadas pelos celtas, egípcios e outros povos. Uma das deusas homenageadas era Juno, esposa de Júpiter, e as festas eram chamadas de “junônias”.

Não se sabe se o nome “junina” é uma adaptação que veio com o tempo ou se mudou porque a festa é comemorada no mês de junho. Cada um dos países deu o seu toque à festa que conhecemos hoje em dia. Da França veio a dança, de Portugal e da Espanha veio a dança com fitas, entre outras culturas que foram se popularizando.

Para os mais atrasados, também ocorrem comemorações desta feta no mês de julho, chamada de festa julhina. Tudo pra comemorar este evento tão bacana. 

Fogueira, bebidas quentes, comidas deliciosas, música, dança e muita animação. Difícil quem não goste de uma boa festa junina. A diversão rola solta e, normalmente, não tem hora para acabar! Muita gente espera ansiosa pelo começo de junho que é quando essas comemorações realmente aparecem por todas as partes.

Comidas típicas de festa junina:

* Pamonha

* Curau

* Cuscuz

* Canjica

* Bolo de milho

* Pipoca

* Arroz doce

* Caldos (Caldo Verde ou Feijão)

* Cocada

* Pé de moleque

* Paçoca

* Pinhão Cozido

* Amendoim doce

* Maçã-do-amor

* Bolo de fubá

Bebidas de Festa Junina:

* Quentão

* Vinho quente 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: