Você sabe como surgiu o dia da múscia popular brasileira? Conheça a histíoria e origem da data:
Dia 17 de Outubro é comemorado o dia da Música Popular Brasileira
MPB ou música popular brasileira surgiu a partir de uma mistura de ritmos vindos dos europeus, africanos e indígenas, mas é entre os _ séculos XVI _ e _ XVIII _ que ela começa a tomar forma, a partir do crescimento das cidades e da necessidade de haver entretenimento e expressão popular.
O ano de 1917 é um marco, pois Ernesto dos Santos, o Donga, compõe o primeiro samba que se tem notícia: Pelo Telefone. Neste mesmo ano, aparece a primeira gravação de Pixinguinha, importante cantor e compositor da MPB do início do século XIX.
Pode-se dizer que a música popular brasileira (MPB) é uma das mais ricas do mundo: são 16 estilos musicais, que vão das marchinhas de carnaval de Chiquinha Gonzaga até o fenômeno da bossa nova na década de 60. As pessoas, erroneamente, só associam música popular brasileira a artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil ou Chico Buarque. Logicamente, esses são ícones da música brasileira, mas a definição de MPB não para por aí.
A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira lei que cria o Dia Nacional da Música Popular Brasileira, em 17 de outubro. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento da pianista e regente Chiquinha Gonzaga (1847-1935), a primeira compositora popular do Brasil.
Francisca Edwiges Gonzaga, mais conhecida por Chiquinha Gonzaga, compositora e pianista brasileira, foi uma das pioneiras divulgadoras da MPB, contagiando o publico, sobretudo com a música carnavalesca “Abre alas”, em 1899.
Há nomes que merecem destaque na MPB: Pixinguinha, que fez muito sucesso com as músicas “Carinhoso”e “Rosa”, conhecidas até hoje, “Ai, eu queria”, “Mentirosa”; Noel Rosa (“Com que roupa?”, “Feitio de oração”, “Feitiço da Vila”); Cartola (“Divina dama”, “As rosas não falam”) e Ataulfo Alves (“Ai que saudade da Amélia”, “Laranja madura”). Zé Kéti (“Máscara Negra”), Nelson Cavaquinho (“Folhas secas”), Candeia e outros enriqueceram também a MPB e influenciaram os novos compositores
Lua Branca
Chiquinha Gonzaga
Oh, lua branca de fulgores e de encanto
Se é verdade que ao amor tu dás abrigo
Vem tirar dos olhos meus o pranto
Ai, vem matar essa paixão que anda comigo
Oh, por quem és desce do céu, oh lua branca
Essa amargura do meu peito, oh, vem, arranca
Dá-me o luar de tua compaixão
Oh, vem, por Deus, iluminar meu coração
E quantas vezes lá no céu me aparecias
A brilhar em noite calma e constelada
E em tua luz então me surpreendias
Ajoelhado junto aos pés da minha amada
E ela a chorar, a soluçar, cheia de pejo
Vinha em seus lábios me ofertar um doce beijo
Ela partiu, me abandonou assim
Ó, lua branca, por quem és, tem dó de mim



.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)