Dia 17 de Outubro é comemorado o dia da Música Popular Brasileira
Dia 17 de Outubro é comemorado o dia da Música Popular Brasileira
Compartilhe:

Você sabe como surgiu o dia da múscia popular brasileira? Conheça a histíoria e origem da data:

Dia 17 de Outubro é comemorado o dia da Música Popular Brasileira

MPB ou música popular brasileira surgiu a partir de uma mistura de ritmos vindos dos europeus, africanos e indígenas, mas é entre os _ séculos XVI _   e   _ XVIII _ que ela começa a tomar forma, a partir do crescimento das cidades e da necessidade de haver entretenimento e expressão popular.

O ano de 1917 é um marco, pois Ernesto dos Santos, o Donga, compõe o primeiro samba que se tem notícia: Pelo Telefone. Neste mesmo ano, aparece a primeira gravação de Pixinguinha, importante cantor e compositor da MPB do início do século XIX.

Pode-se dizer que a música popular brasileira (MPB) é uma das mais ricas do mundo: são 16 estilos musicais, que vão das marchinhas de carnaval de Chiquinha Gonzaga até o fenômeno da bossa nova na década de 60. As pessoas, erroneamente, só associam música popular brasileira a artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil ou Chico Buarque. Logicamente, esses são ícones da música brasileira, mas a definição de MPB não para por aí.

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira lei que cria o Dia Nacional da Música Popular Brasileira, em 17 de outubro. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento da pianista e regente Chiquinha Gonzaga (1847-1935), a primeira compositora popular do Brasil.

Francisca Edwiges Gonzaga, mais conhecida por Chiquinha Gonzaga, compositora e pianista brasileira, foi uma das pioneiras divulgadoras da MPB, contagiando o publico, sobretudo com a música carnavalesca “Abre alas”, em 1899.

Há nomes que merecem destaque na MPB: Pixinguinha, que fez muito sucesso com as músicas “Carinhoso”e “Rosa”, conhecidas até hoje, “Ai, eu queria”, “Mentirosa”; Noel Rosa (“Com que roupa?”, “Feitio de oração”, “Feitiço da Vila”); Cartola (“Divina dama”, “As rosas não falam”) e Ataulfo Alves (“Ai que saudade da Amélia”, “Laranja madura”). Zé Kéti (“Máscara Negra”), Nelson Cavaquinho (“Folhas secas”), Candeia e outros enriqueceram também a MPB e influenciaram os novos compositores

Lua Branca

Chiquinha Gonzaga 

Oh, lua branca de fulgores e de encanto

Se é verdade que ao amor tu dás abrigo

Vem tirar dos olhos meus o pranto

 

Ai, vem matar essa paixão que anda comigo

Oh, por quem és desce do céu, oh lua branca

Essa amargura do meu peito, oh, vem, arranca

 

Dá-me o luar de tua compaixão

Oh, vem, por Deus, iluminar meu coração

E quantas vezes lá no céu me aparecias

 

A brilhar em noite calma e constelada

E em tua luz então me surpreendias

Ajoelhado junto aos pés da minha amada

 

E ela a chorar, a soluçar, cheia de pejo

Vinha em seus lábios me ofertar um doce beijo

Ela partiu, me abandonou assim

Ó, lua branca, por quem és, tem dó de mim

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: