História do Ônibus
História do Ônibus
Compartilhe:

Aposto que você conhece o ônibus, mas você conhece a história desse meio de transporte?

História do Ônibus:

Aposto que você conhece o ônibus, mas você conhece a história desse meio de transporte?

O ônibus, enquanto forma de transporte público, tem suas origens na cidade francesa de Nantes, em 1826. Sua história está atrelada à figura de Stanislav Baudry, um proprietário de casas de banhos públicos que teve a ideia de facilitar o acesso dos clientes às suas instalações, que eram muito distantes do centro da cidade e isso acabava atrapalhando os negócios. Desta forma, o francês criou, sob a autorização da municipalidade, um serviço de viaturas que ligava a região central do município à periférica Richebourg, onde ficava localizada suas propriedades.

O termo ônibus acabou sendo popularmente instituído para se referir ao meio de locomoção graças à chapelaria Omnes, local onde o serviço fazia seu ponto final e estacionava os veículos. Assim, foi feita uma espécie de jogo de palavras com o nome do estabelecimento e com o termo omnibus, proveniente do latim: Omnes Omnibus (tudo para todos).

De fato, a ideia de Baudry parecia ser tão promissora, que o empresário decidiu largar o negócio dos banhos públicos e investir exclusivamente na ramo do transporte coletivo, fundando em 1828 a Entreprise Générale des Omnibus em Paris, a primeira empresa de transporte da história do ônibus. Contudo, embora a nova companhia não tivesse concorrentes e fosse uma interessante novidade, o negócio acabou não dando muito certo.

Apesar do fracasso da companhia de Baudry, a ideia do ônibus como transporte coletivo foi sim um grande sucesso, tendo se espalhado por várias partes do mundo. Em Londres e Nova York, o primeiro serviço de transporte coletivo é datado de 1829. Entretanto, vale lembrar que o transporte criado originalmente na França era desempenhado por carroças. O primeiro ônibus movido à combustão foi desenvolvido somente em 1895, pelo famoso alemão Karl Benz.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: