Palestra tratou de violência contra crianças e adolescentes
Palestra tratou de violência contra crianças e adolescentes
Compartilhe:

Palestra tratou de violência contra crianças e adolescentes

Na última quarta-feira, dia 29 de maio, a Câmara Municipal de Itupeva recebeu mais um importante evento social, dessa vez sobre Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Organizada pela Escola do Legislativo da Câmara, em parceria com o Conselho Tutelar, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e a Secretária de Desenvolvimento Social, a atividade fez parte da Campanha “Faça Bonito”, que trata do tema em todo o país.

O delegado titular de Itupeva, Dr. Orli de Moraes, iniciou a palestra, trazendo informações da área penal, falando sobre o perfil de vítimas e agressores, entre outras questões. “O vulnerável pode ser qualquer pessoa que tenha sua vontade diminuída diante de um agressor, mas principalmente crianças e adolescentes, que têm muito menos condições de se defender”, explicou o profissional que, com 30 anos de carreira na Polícia Civil, ainda destacou a importância de se investir na prevenção, atacando a causa e não o efeito, com urgência. “O problema é hoje, é grave, não está longe, está acontecendo agora”.

Na sequência, a assistente social Flávia Felisardo e a psicóloga Ivana Aparecida Ribeiro, ambas do CREAS, que atende indivíduos famílias em situação de ameaças ou violação de direitos, aprofundaram o tema, explicando que a violência sexual pode ocorrer de duas formas (pelo abuso ou pela exploração), definindo cada um deles; abusos com e sem contato físico – esse, muitas vezes mais difícil de ser identificado.

Durante a palestra, as profissionais ainda abordaram assuntos como o papel a mídia, a cultura do estupro e fizeram uma interessante relação sobre “mito ou verdade” de afirmações comuns em casos de abuso. Por fim, orientaram como alguns indicadores podem ajudar a identificar uma vítima e como proceder.

Segundo apresentado, “implementar ações e ferramentas para atender a criança e o adolescente, evitando a revitimização destes; construção municipal do fluxo de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual; e articulação com as redes de proteção à criança e adolescentes: assistência social, conselho tutelar, escolas, judiciário, saúde, segurança pública, entre outros”, são os principais desafios e possibilidades no combate ao abuso.

Também estiveram presentes no evento os membros do Conselho Tutelar, alunos e professores da E. E. Manoel José da Fonseca, e a população.

Violência contra menores em Itupeva

Dados dos atendimentos no CREAS nos últimos três anos revelam aumento das notificações. Em 2017, o total de casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes atendidos no equipamento foram 6%. Em 2018, 10% e, entre os meses de janeiro e abril deste ano 19% (faixa etária entre 4 e 15 anos).

Leia também:   

Saúde mental, como encontrar o equilíbrio?   

O que é o Coaching e quais os benefícios que ele pode proporcionar?   

Coach Gislaine Bispo realiza palestra sobre bullying em escola Municipal de Itupeva 

Serviço

São várias formas de denunciar abuso, de forma anônima e segura.

Disque Direitos Humanos: 100.

Conselho Tutelar: Av. Brasil, 804 (Centro). Tel: 4591-3422.

Delegacia de Polícia de Itupeva: Av. Guanabara, 323 (Jd. São Vicente). Tel: 4591-3649.

CREAS: Rua Profª Deolinda Silveira de Camargo, 55 (Jd. São Vicente). Tel: 4496-9681.

CRAS Central: Rua Felício Falco, 107 (Vl. São João). Tel: 4591-3796.

CRAS Hortênsias: Rua Miguel dos Santos, 324 (Pq. Das Hortênsias). Tel: 4593-1391.

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: