Turismo Gastrônomico Atrai Cada Dia Mais Turistas no Brasil
Compartilhe:

Turismo gastronômico é uma forma de conhecer a história e a cultura de uma região e seu povo. Muitas vezes, agradar os cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) é determinante para fazer com que uma viagem seja marcante e prazerosa.

Além de conhecer belas paisagens e se aventurar em destinos desconhecidos, muitas pessoas aproveitam suas viagens para descobrir a cultura gastronômica do local onde estão. Seja provando pratos típicos, conhecendo produtores da região ou até participando de atividades práticas, essa modalidade conhecida como turismo gastronômico tem ganhado cada vez mais adeptos no mundo todo.

Turismo gastronômico é uma forma de conhecer a história e a cultura de uma região e seu povo. Muitas vezes, agradar os cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) é determinante para fazer com que uma viagem seja marcante e prazerosa. Por isso, a gastronomia  é capaz de conquistar o turista “pela boca” – e certamente por outras características além do sabor, a consistência, o cheiro, a aparência e até o barulho que algum alimento faz ao ser mastigado – e se destaca em muitos destinos. O turismo gastronômico é um dos mais buscados no mundo.

Em muitos lugares, a gastronomia é por si só uma atração. Imagine ir para a Itália e não provar as famosas pizzas. Ou conhecer o Brasil sem experimentar uma deliciosa caipirinha. O turismo gastronômico propõe ao turista conhecer a culinária local do destino, fazendo parte de sua experiência na viagem.

E engana-se quem acredita que o turismo gastronômico é só conhecer os restaurantes mais tradicionais do local. Diversas outras atividades fazem parte dessa modalidade, por exemplo:

  • Degustar pratos típicos e bebidas locais;
  • Experimentar as comidas de rua;
  • Participar de festivais gastronômicos;
  • Compartilhar refeições com pessoas locais;
  • Conhecer as rotas de determinada região (ex. Caminhos dos Vinhos);
  • Visitar feiras e mercados municipais;
  • Visitar fazendas e produtores artesanais;
  • Participar de aulas de culinária;
  • Conhecer museus e exposições sobre a história da culinária local.

Atrativos para o turismo gastronômico no Brasil não faltam! Não só pela variedade de ingredientes e técnicas de preparo, mas também pelas diferentes culturas que habitam o país de norte a sul.

TURISMO GASTRONÔMICO NACIONAL

Norte: conta com forte influência de preparos que levam peixes e frutos do mar, além de ingredientes super exclusivos como a castanha e o açaí.

Quem visita essa região vivencia diferentes formas de cozinhar e provar as refeições, além de combinações exóticas de ingredientes.

Nordeste: além de também ser reconhecido pelos peixes e frutos do mar – também tem o famoso azeite de dendê como marca registrada. 

Desta forma, se em Salvador encontramos uma mistura dos pratos mais típicos do estado, em Alagoas as carnes de búfalo e avestruz são comuns de serem apreciadas.

Sudeste: o turismo gastronômico surpreende com a variedade. 

São Paulo oferece uma infinidade de opções para todos os bolsos e desejos de turistas; já para quem prefere o interior, os pratos típicos e quitutes merecem atenção. 

No Rio de Janeiro, as rotas de cervejas artesanais e botecos são famosos atrativos, e a fama gastronômica de Minas Gerais é tão popular que é difícil escolher até os destinos do estado.

Sul: as influências alemãs, italianas, polonesas, ucranianas, holandesas e até indígenas da região Sul tornam a cultura sulista bem interessante.

O pinhão do Paraná, o chimarrão, os vinhos do Rio Grande do Sulas ostras e camarões de Santa Catarina fazem o maior sucesso entre os turistas.

Centro-Oeste: recebe a influência de todas as outras partes do Brasil, mas se tem um ingrediente que faz sucesso por lá são os peixes de água doce.

O empadão goiano é considerado um símbolo da culinária em Goiás. Já no Mato Grosso do Sul, a culinária é marcada pela influência dos países vizinhos como Bolívia e Paraguai.

TURISMO GASTRONÔMICO INTERNACIONAL

Em contrapartida, o turismo gastronômico no mundo conta com países que se destacam graças às suas riquezas de sabores. Confira alguns deles:

ÁSIA

China: famosa por utilizar ingredientes exóticos como cobras, escorpiões e gafanhotos, o país oferece uma rica diversidade de pratos.

Tailândia: espetos de insetos são uma das iguarias mais excêntricas do país. Além de ser famoso por suas comidas de rua como o tom yum goong, uma sopa picante, e khao mun gai, um frango cozido com arroz.

Índia: marcada pelos temperos e especiarias, o naan, samosa, carne de cordeiro e o chai estão entre os principais pratos da região.

EUROPA

França: considerada uma das cozinhas mais refinadas do mundo, seus vinhos, pães, manteiga, doces e queijos proporcionam refeições sofisticadas.

Itália: o paraíso para quem gosta de pizza, macarrão, sorvete, risoto, vinho e mais uma infinidade de preparos.

Espanha: além da famosa paella, por ser banhada pelo mar mediterrâneo seus pratos são compostos por muito azeite de oliva, alho e frutos do mar. 

AMÉRICA DO SUL

Argentina: ideal para quem não abre mão de uma boa carne. Além do churrasco argentino ser uma das principais atrações do país, as empanadas, vinhos e o delicioso alfajor estão na lista de preferências dos visitantes.

Peru: por 5 anos consecutivos venceu o World Travel Awards, na categoria “Melhor destino culinário do mundo”. O país é conhecido pelos restaurantes e chefs estrelados e pelo ceviche, prato tradicional da região.

 

 

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: