Itupeva Aparece como 11ª Cidade Mais Sustentável do País
Itupeva Aparece como 11ª Cidade Mais Sustentável do País
Itupeva Aparece como 11ª Cidade Mais Sustentável do País
Itupeva Aparece como 11ª Cidade Mais Sustentável do País
Compartilhe:

Itupeva está entre as melhores cidades do país no ranking de Desenvolvimento Sustentável
O município aparece como a 11ª cidade mais sustentável do país.
O ranking utiliza como critério os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Itupeva está entre as melhores cidades do país no ranking de Desenvolvimento Sustentável. O município aparece como a 11ª cidade mais sustentável do país.
O ranking utiliza como critério os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Itupeva aparece como a 11ª cidade mais sustentável do país, somando 63,42 pontos, no total de 100. O ranking utiliza como critério os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, na qual trata-se de um chamamento global para enfrentar os principais desafios da humanidade, como redução da desigualdade, proteção do planeta e promoção da paz e da prosperidade.

Os destaques itupevenses são: Vida na água, Energia limpa e acessível, Água limpa e saneamento, além de Indústria, Inovação e Infraestrutura.  

“Esses números mostram um trabalho intenso que vem sendo realizado na cidade, estamos trabalhando e focados para o desenvolvimento de Itupeva, porém consciente na sustentabilidade e meio ambiente do nosso município”, comentou o prefeito Marcão Marchi.

O IDSC-BR é fruto de uma parceria entre o Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), entidade que estimula a melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras, e a SDSN (UN Sustainable Development Solution Network), iniciativa que nasceu dentro da própria Organização das Nações Unidas para mobilizar conhecimentos técnicos e científicos no apoio de soluções em escalas locais, nacionais e globais. A ferramenta coloca o Brasil como o primeiro país do mundo a avaliar os avanços e os retrocessos da Agenda 2030 da ONU.

São Caetano do Sul foi a cidade que apresentou os melhores índices de ODS, somando 65,62 pontos.

Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades foi divulgado na última sexta-feira (8). Com o propósito de “estimular o cumprimento da Agenda 2030” e ajudar os mais diferentes locais do país a buscarem mecanismos rumo ao desenvolvimento sustentável, a iniciativa fez a classificação de todos os 5.570 municípios brasileiros e acabou por destacar o estado de São Paulo, maior economia do país e forte pilar para o agronegócio. Das 25 primeiras posições, 23 são paulistas — com um detalhe: o top 10 é integralmente formado por representantes de SP.

Para formulação do ranking, os responsáveis pelo índice levaram em consideração 17 tópicos destacados pela ONU em seu documento sobre “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS). Entre os itens avaliados estão pontos ligados direta ou indiretamente ao agronegócio, como “fome zero e agricultura familiar”, “água limpa e saneamento”, “energia limpa e acessível”, “vida na água” e “proteger a vida terrestre”.

Com todos os 17 pontos do ODS avaliados, a cidade brasileira que ganhou o título de mais desenvolvida em termos sustentáveis foi São Caetano do Sul. Apesar de fazer parte da Região Metropolitana de São Paulo, precisamente na divisão conhecida como Grande ABC Paulista, o município investe em ações voltadas à agricultura. Em maio deste ano, por exemplo, a Escola Municipal de Ecologia realizou curso de horta para pequenos espaços.

Depois de São Caetano do Sul, 12 cidades do interior paulista aparecem nas posições seguintes do ranking. Japaraíba, em Minas Gerais, na décima quarta posição, é a mais bem colocada de fora do estado de São Paulo no índice. Entre as 25 primeiras, outro município mineiro surge entre os paulistas: Itajubá, com a 19ª colocação.

Cidades sustentáveis e forte no agronegócio

Famosa pelas vinícolas, Jundiaí é a segunda colocada no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades. “Vida na água” e “energia limpa e acessível” foram os itens mais bem avaliados na cidade. Os mesmos pontos ajudaram a colocar Valinhos na terceira posição. Em geral, no top 10 da lista, o indicador “fome zero e agricultura sustentável” aparecem como “baixo” ou “muito baixo”.

Top 20 de cidades sustentáveis do Brasil

Confira, abaixo, a relação dos dez municípios que lideram o ranking de desenvolvimento sustentável no país.

  1. São Caetano;
  2. Jundiaí;
  3. Valinhos;
  4. Saltinho;
  5. Taguaí;
  6. Vinhedo;
  7. Cerquilho;
  8. Sertãozinho;
  9. Limeira;
  10. Borá.
  11. Itupeva
  12. Pedreira 
  13. Fernandópolis
  14. Japaraíba
  15. Porto Feliz
  16. Santos
  17. Bragança Paulista
  18. São Carlos
  19. Itajubá
  20. Jaguariúna

A lista completa — com os 5.570 municípios brasileiros — está disponível no site da equipe responsável pela formulação do ranking.

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: