Jundiaí Vista Por Outro Ângulo
Jundiaí Vista Por Outro Ângulo
Compartilhe:

Há 3 pilares principais que representam Jundiaí, no interior de SP: o café, a ferrovia e a uva. História, pontos turísticos e emoção, traduzem essa matéria com esse lindo vídeo.

Jundiaí foi eleita a 2ª melhor do Brasil em qualidade de vida, perdendo apenas para Maringá (PR). Há 3 pilares principais que representam a cidade: o café, a ferrovia e a uva.

Neste vídeo que você pode assistir abaixo, Rogério do Louco por Viagens, mostra a nossa cidade de um jeito especial.

Complementando o vídeo dele, existem muitos lugares lindos e pontos turísticos em Jundiaí para visitação. Primeiramente para chegar na cidade saindo de São Paulo, são cerca de 60 km que dividem a cidade. A forma mais rápida de chegar na cidade é pela Rodovia dos Bandeirantes.

  1. Passear pelo Centro Histórico de Jundiaí

    O centro histórico de Jundiaí é um dos pontos imperdíveis! Você vai se encantar com a Catedral Nossa Senhora de Desterro, que é um dos símbolos da cidade.

    Outro ponto que você precisa conferir no centro histórico é o Teatro Polytheama. O teatro tem uma fachada incrível, original do século 20 e foi tombado como patrimônio histórico da cidade.

  2. Conhecer Museus e a Pinacotéca

    Também é no Centro que se encontram alguns museus e casas de arte importantes da cidade, como a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, com quase 500 obras de artistas locais e nacionais, exposições, oficinas etc; e o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, conhecido como Solar do Barão, tombado como Patrimônio Cultural e com um acervo riquíssimo.

  1. A poucos quilômetros, o visitante também pode conhecer o Complexo Fepasa, um edifício que representa a história ferroviária da região. Aliás, é ali que se encontra o Museu da Cia. Paulista, com peças de locomotivas antigas, registros da construção das estradas de ferro e muito mais.

  2.  
  3. Visitar as mais de 20 adegas de Jundiaí

    Conhecida como Terra da Uva, a cidade tem mais de 20 adegas, a grande maioria fica na região do Caxambu e muitas abertas para visitação do público. Entre as mais populares, estão a Adega Brunholi, com café da manhã colonial, restaurante, museu do vinho e minifazenda, e a Adega Maziero, com degustação de vinhos e licores, vinho este, que serviu o Papa quando esteve no Brasil e particularmente, o Sr. Pedro é uma graça, amo demais.

  4. Agendar uma visita na Serra do Japi em Jundiaí

    A Serra do Japi é provavelmente o lugar preferido dos aventureiros que visitam a cidade. Para quem gosta de trilhas e ecoturismo, essa é a atração que não pode faltar. A Serra do Japi é uma das maiores reservas de Mata Atlântica do Brasil e por lá, há 6 opções de circuitos guiados, mas atualmente apenas 6 estão disponíveis (precisam ser agendados com antecedência). São eles:

    Casa do Conserveiro

    Esse circuito tem nível de dificuldade baixo e possui cerca de 1,6 km de extensão, sendo possível observar a vista panorâmica da cidade e a vegetação dos lajedos rochosos, e vai em direção à Casa do Conserveiro.

    Indicada para quem vai com crianças, idosos ou em família, essa é uma caminhada que qualquer um pode fazer, estando em boas condições de saúde para caminhada.

    Córrego dos Morcegos

    Essa trilha possui dificuldade média e tem extensão de, aproximadamente, 4,2 km.

    Nela você segue em trilha mais fechada e úmida margeando o Córrego dos Morcegos e finaliza em uma área com a presença de várias jabuticabeiras.

    Marco Geodésico

    Essa é uma trilha de alto nível de dificuldade, com cerca de 2 km de extensão. A grande dificuldade é que é uma trilha de altitude, com subidas e descidas íngremes.

    Nessa trilha é possível ter vistas privilegiadas do Pico do Jaraguá, da Serra dos Cristais, da Cantareira e da Mantiqueira.

    Confira aqui mais detalhes sobre os circuitos da Serra do Japi.

  5. Conhecer as áreas verdes e Parques de Jundiaí

    Jundiaí também conta com grandes parques municipais que atraem visitantes durante toda a semana. Um dos principais é o Parque da Cidade, com pistas de aeromodelismo, jardim japonês, centro náutico e diversas quadras poliesportivas.

    O Jardim Botânico é outro que faz sucesso como um local de lazer e descanso com a família, mas também se destaca pelas iniciativas de educação ambiental e conservação da vegetação nativa. O local conta com orquidário, biblioteca especializada e jardins temáticos.

    O Parque Comendador Antonio Carbonari, conhecido como Parque da Uva e recentemente inaugurado o Mundo da Criança, que fica ao lado do Parque da Cidade.

  6. Conhecer os Shoppings

    O maior shopping da cidade é o Jundiaí Shopping que fica na Avenida 9 de Julho, mas o mais popular da cidade é o Maxi Shopping que fica na Av. Frederico Ozanan.

  7. Conhecer a Fazenda do Café (Nossa Senhora da Conceição)

    Para aproveitar a temática rural, vale a pena conhecer também a Fazenda Nossa Senhora da Conceição. Feita para um verdadeiro dia de cultura em família, a Fazenda conta com mais de 200 anos de história, Museu do Café, senzala, lojinha de artesanato, rota de trenzinho, passeios a cavalo, entre outras atrações.

  8. Conhecer a Fazenda Montanhas do Japi

    A Fazenda Montanhas do Japi está localizada na mata nativa da Serra do Japi, onde podem ser encontradas mais de 800 espécies (das quais, 652 já registradas) de borboletas, de todos os tamanhos e cores, vistas, especialmente, nos meses de verão e outono; espécies de anfíbios anuros (sapo, rã-de-vidro, perereca-verde e razinha-do-riacho, botão-de-ouro e pingo-de-ouro) em comum com os da Serra do Mar, Serra da Mantiqueira e de regiões adjacentes de planalto; espécies de répteis; 31 espécies de mamíferos (gambás, sagüis, morcegos, raposas, esquilo etc) e espécies de aves, de grande importância ecológica, como: Sabiá-do-Campo, João-de-Barro, Pica-Pau de Topete Vermelho, João-Bobo, Beija-Flor-Preto, Curiango, Quero-Quero, Saracura-Três-Potes, Gavião-Pega-Macaco, Bem-Te-Vi.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jundiaí

 

Elis Salles - Jundiaí - Itupeva
A palavra que me representa bem é empreendedora, atualmente estou administrando o Espaço Comercial Villa Medeiros com Salas Comerciais e Coworking e investindo no Refúgios no Interior de SP. Algumas atividades agregam minha trajetória profissional como empresária no mercado imobiliário durante 15 anos (2005-2020), Corretora de Imóveis (Creci f-68203), Avaliadora de Imóveis (Cnai 22634), escritora e consultora imobiliária.

Você Pode Gostar: